Ajudar a colocar sonhos em prática
transmitindo o valor da superação.

Centro de Inclusão pela Paz (CIP)

O Centro de Inclusão pela Paz (CIP) é uma iniciativa da Associação SuperAção, que visa oferecer mais dignidade e esperança para os habitantes do município de Terra Nova, localizado a 80 km de Salvador, na Bahia, através de ações integradas para as famílias participantes do Projeto.

O município de Terra Nova tem sido vítima da invasão indesejável da violência e degradação. Muitas crianças que ali vivem estão sendo levadas a uma oferta sedutora de «uma vida mais fácil», conseguindo dinheiro através de atividades ilegais.

Mais de 20% da população do município é analfabeta (Fonte IBGE). Esse fato demonstra uma necessidade eminente de voltarmos o olhar para a educação integral, assegurando desta forma, que os jovens de hoje possam ter oportunidades de crescimento e evolução, pois eles serão os construtores do amanhã.

Uma maneira encontrada para o desenvolvimento desses jovens foi a criação, há dois anos, de uma Escolinha de Futebol que atende diariamente 114 crianças e adolescentes do município, de forma gratuita, oferecendo além do esporte, o acompanhamento escolar, colaboração nutricional e encaminhamento médico e social dos participantes.

Objetivo Geral do CIP

Desenvolver ações sócio pedagógicas e esportivas para crianças e adolescentes do município de Terra Nova, bem como impulsionar a geração de trabalho e renda para seus familiares, assegurando uma melhor qualidade de vida a todos os envolvidos.

Abrangência

O CIP (Centro de Inclusão pela Paz) atenderá, no primeiro momento, 300 crianças e adolescentes, além de oferecer outras 100 vagas destinadas à capacitação profissional para os respectivos familiares e para aqueles jovens que já finalizaram a escola formal.

Depois do processo de capacitação profissional, o projeto utilizará a mão de obra qualificada nas atividades produtivas do CIP, visando construir um ciclo que possa garantir nossa auto sustentabilidade.

Linhas de Atuação

O projeto utilizará o esporte e as atividades de cultura e lazer como ferramentas para a inclusão social e geradoras da educação integral. A capacitação profissional e a conscientização ambiental serão fatores estabilizadores da ordem social, gerando respeito e progresso.

NÚCLEOS

Esportes: futebol, basquete, judô, natação, vôlei e skate como promotores da qualidade de vida e educação dos assistidos.

Artes e Cultura: várias atividades serão desenvolvidas neste núcleo, dentre as quais se destacam a capoeira, teatro, dança, percussão, música, artesanato, reforço escolar e o ensino de línguas estrangeiras, que desenvolverão a criatividade e a capacidade de percepção.

Acompanhamento psicossocial: Importante núcleo que servirá de apoio no encaminhamento social e na assistência psicológica.

Assistência à saúde: cuidará do bem estar dos assistidos, oferecendo acompanhamento médico, físico, odontológico e nutricional para todos.

Socioambiental: através do contato com a natureza e com os processos básicos de reciclagem, esse centro ampliará a concepção de sustentabilidade, respeito e dignidade.

Tecnologia e Comunicação: neste núcleo ofereceremos a informática como ferramenta de inclusão bem como utilizaremos as potencialidades de nossos educandos em oficinas de TV e Rádio difusão.

Orçamento da manutenção das atividades

Atender cada assistido terá um custo mensal mínimo de R$ 200,00 para a Associação SuperAção. O valor cobre custos com alimentação, material pedagógico, uniformes, salários de profissionais, apoio à família e despesas fixas.

Projeto arquitetônico (clique para baixar)

CIP_PLANTA

AJUDE-NOS NA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DO CIP

R$ 200 por mês, você estará contribuindo integralmente para a manutenção de um educando em nosso projeto;
R$ 50 por mês, você contribuirá com 7 dias de participação do educando no CIP;
R$ 20 por mês, você poderá garantir 3 dias da participação de um educando no CIP;
• Com a doação de qualquer outro valor, você estará contribuindo para a criação de uma história que com certeza terá um final feliz, pois quando existe a confiança depositada, aliada à vontade de fazer o bem, somente o bem pode nascer desta infalível associação.

CNPJ: 14.555.472 / 0001-15
E-mail: paz_caridade@hotmail.com